terça-feira, 26 de maio de 2009

Dando o exemplo...

Orá Coleguinhas,

Já tinha recebido esse vídeo por e-mail antes e toda vez que o vejo algo em mim murcha... A pessoa que produziu isso foi de uma inspiração sem tamanho, e conseguiu colocar em imagens uma coisa que eu sempre achei muito importante: o exemplo.

Minicoleguinha é daqueles engraçadinhos, sabe, que as pessoas acham uma gracinha qdo encontram no supermercado, etc, especialmente na hora das gracinhas. Pois então: um dia ele estava com o pai no hortifruti e ele deixou que a criança empurrasse o carrinho (já é bonitinho), mas aí, uma moça ficou no caminho e ele sem pestanejar falou, 'dáicença?!' Pronto, a pessoa quase desmaiou de tão boba que ela ficou, achou o máximo e tal.

Acho que isso ilustra bem essa história do exemplo. Quem me conhece sabe que eu falo 'dá licença, por favor, obrigada, bom dia/tarde/noite, etc' prá tudo: motorista de ônibus, lavador de carro, coleguinhas do trabalho, as meninas do restaurante onde almoço... acho que é essencial tratar TODA E QUALQUER pessoa com um mínimo de respeito e educação, e daí então Minicoleguinha imita (menos o por favor, pq ele já gosta de dar ordem, hahaha, eu hein?!).

Então, voltando ao vídeo. Quando a gente vê por aí 'aborrecentes', 'pentelhocentes', 'adultocentes' e afins sem um pingo de educação, pode crer que tem a ver com o que viam e aprendiam em casa. Porque não adianta esse negócio de 'faça o que digo, mas não faça o que eu faço': TEM QUE FAZER CERTO PARA OS FILHOS APRENDEREM. Tem que tratar os outros com respeito, principalmente aqueles que estão presentes no nosso dia-a-dia mas que a maioria nem nota, acha que é maquinário ou eletrodoméstico, como as faxineiras, os frentistas, o atendente na padaria...

Não custa nada dizer um bom-dia e obrigado depois que for atendido na loja, no posto, no ônibus. Vai ser como uma bola de neve do bem (como naquele filme A Corrente do Bem).

Vamos divulgar? Dando pinta também é utilidade pública. Ah, aproveitem e digam para as pessoas que fumam que jogar cigarro pela janela do carro ou na calçada é dar pinta de sem educação.

Bêê Tóó

Um comentário:

Stela disse...

Por isso, que apesar e "malcriada", Bêêtóó é tão educada!!!!

bjs