quinta-feira, 1 de julho de 2010

Que Irritação!!!!!

Coleguinhas Blogueiras, Escritoras, Contadoras de Histórias da Internet...

Concordo que a blogsfera é um mundo globalizado, interativo, que alcança todas as massas (?!), etc., etc., mas vamos combinar uma coisa?

DÁ PRA ESCREVER DE MANEIRA CORRETA?

E POR CORRETA, não me refiro a textos que pareçam ter saído de um sarau ou chá da tarde entre membros da Academia Brasileira de Letras, somente ao básico, à nossa linguagem do dia-a-dia. Querem ver uns exemplos?

1) 'MAIS' NÃO É conjunção!!! Nesse caso usem 'MAS'... querem um exemplo? 'Eu sei que português é difícil, MAS (e NÃO MAIS) se as pessoas se dedicassem, conseguiriam falar certo'.

2) Muita gente escreve coisas do tipo: 'sou casada a alguns meses...'; 'a muito tempo que sigo seu blog...' AAAAARGHHHHHH!!! Coleguinhas, nesse caso, o verbo HAVER tem que ser usado... 'há muito tempo sigo seu blog...' que indica tempo decorrido...

3) Outro que também me irrita é o tal de 'dispensa'. Ah, vocês estão achando que as pessoas estão falando de serem dispensados do emprego, ou algo assim? Não... é para indicar aquele armário onde guardamos mantimentos. PELAMORDEDEUS!!! Nesse caso, a palavra certa é 'DESpensa'.

Tá certo, tá certo... vocês estão pensando: que 'mulé' chata, ao invés de escrever coisinhas bonitas, encorajadoras e que as pessoas vão achar: 'ahhhh', fica aqui dando lição de moral!

Querem saber? Tô mesmo!!! Sabem por quê? Não aguento (é sem trema, mesmo, viram?) essa mania que as pessoas têm de achar que só porque os outros falam assim, ou porque todo mundo entende da mesma forma, possuem a perfeita desculpa para não melhorar. E não estou só falando da nossa língua, não... falo como um todo... as pessoas nunca estão dispostas a admitir que são limitadas ou que podem ser melhores naquilo que fazem, por puro comodismo.

Aí galera, vamos dar um 'up' em nós mesmas... vamos renovar nosso vocabulário ao invés do guarda-roupa (apesar de eu estar precisando de umas 'roupitchas' novas, hahaha) e quem sabe dessa forma conseguimos conscientizar as pessoas de que sempre há (viram?) espaço para melhora.

Ah, e antes que alguém pergunte: sim eu estou na TPM!!!

Bêê Tóó

Um comentário:

Ruiva disse...

Achei que eu era a única a surtar com esse tipo de coisa. Isso me incomoda TANTO que terminei um romance iniciado recentemente pq ele escreve MAIS!
MEDOOOOOOOOOO